Conclusão da creche do Guaçu Mirim

Prefeito assina ordem de serviço para conclusão da creche do Guaçu Mirim

Por Geraldo Vicente Bertanha
Conclusão da creche do Guaçu Mirim

Na manhã desta sexta-feira, 19 de maio, o prefeito Rodrigo Falsetti assinou ordem de serviço para a conclusão da creche do Guaçu Mirim. A obra, iniciada há 10 anos e não finalizada pela gestão anterior, está na fase de conclusão após diversas paralisações pelas empresas anteriormente contratadas. O ato contou com a presença do vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel e dos secretários Paulo Paliari, de Educação, e Daniel Rossi, de Obras e Mobilidade, além do representante da empresa vencedora da nova licitação.

"Temos o compromisso de finalizar e entregar essa obra importante para os moradores da Zona Sul. Desde que assumimos o governo deixei claro que o prefeito tem o dever de finalizar e entregar as obras iniciadas pelas gestões anteriores e, infelizmente, pegamos diversas obras paradas e estamos dando continuidade aos projetos. A creche do Guaçu Mirim é uma delas e, a partir do próximo ano, atenderá a demanda dessa região", ressaltou o prefeito.

Para concluir a obra restam as instalações elétrica e hidráulica, pintura, além de reservatório de água e o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Estão previstos também calha, rufo, esquadrias, fechamentos, aparelhos e acessórios sanitários, implantação de alambrado e portões. Ano passado, o projeto para retomada da obra foi apresentado ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) visando a liberação de verba.

O prazo de execução dos serviços é de seis meses. Ou seja, a unidade de ensino infantil ficará pronta para o ano letivo de 2024. A obra é de responsabilidade da DJR de Oliveira Eirele, vencedora do processo licitatório. O custo será de pouco mais de R$ 893 mil. "Enquanto a obra é concluída, nós já iremos preparar a compra do mobiliário e do chamamento público do gestor da unidade. Tudo estará pronto para o início do ano letivo de 2024 com a creche do Guaçu Mirim ofertando 120 vagas", ressaltou Paulo Paliari.

Zona Sul

Além das 120 vagas do Centro de Educação Infantil (CEI) do Guaçu Mirim, a Secretaria Municipal de Educação irá ofertar outras 80 vagas em creche na Zona Sul. O prédio da antiga Emef (Escola Municipal de Educação Infantil) "Maria Lúcia Guillaumon Fonseca", na Vila Paraíso, passará por reforma e irá funcionar como creche. O novo Centro de Educação Infantil atenderá a faixa etária de zero a três anos. "Vamos conseguir atender toda a demanda de creche da Zona Sul com a creche do Guaçu Mirim e com a da Vila Paraíso, que ainda será reformada", comentou.

Até março, o prédio da antiga Emef estava ocupado pela SEL (Secretaria de Esportes e Lazer).