UNIDADES DE SAÚDE PASSAM A CONTAR COM SISTEMA DE MONITORAMENTO E NOVOS ALARMES

SAÚDE PASSAM A CONTAR COM SISTEMAS

Por Geraldo Vicente Bertanha
UNIDADES DE SAÚDE PASSAM A CONTAR COM SISTEMA  DE MONITORAMENTO E NOVOS ALARMES

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (3), na Secretaria de Saúde, a empresa Mafra Tecnologia em Segurança apresentou o projeto de implantação dos alarmes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde do Município), CEM (Centro de Especialidades Médicas) e sede da Secretaria da Saúde, dentro das próximas semanas.

Com esse novo sistema, as unidades ficarão protegidas e monitoradas 24 horas por dia, inclusive com o apoio da empresa Noiter Sistema de Segurança e da própria GCM. Serão instalados sensores externos e internos nas UBSs que detectam a presença de qualquer invasor acima de um certo peso.

Um alarme é acionado e um sinal é enviado à base que, por sua vez, encaminha um

veículo ao local. Caso haja suspeita de arrombamento e invasão, a GCM é comunicada. Já a Secretaria de Saúde vai providenciar um POP (Procedimento de Operação Padrão) que será enviada aos funcionários das UBSs que ficarão responsáveis pelo sistema de alarme de suas respectivas unidades.

Antes, porém, todos passarão por um treinamento elaborado pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização), na própria Secretaria da Saúde. Durante a reunião, o gerente administrativo da Secretaria, Pedro José Gonçalves, falou sobre os problemas causados por furtos e invasões nas UBSs, que causam muitos transtornos, principalmente, aos usuários.

Agora, ele espera que esse sistema iniba a ação dos marginais, poupando milhares de reais à administração municipal em reparos e substituição de equipamentos furtados. Além do gerente administrativo, participaram da reunião, representantes da GCM (Guarda Civil Municipal), Francisco Carlos Pereira dos Santos e Fábio Luís Crivelli, a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Viviane Negretto Bandiera, e o diretor-proprietário da Mafra, Bruno Alves Mafra.

A coordenadora do NEPH, Sônia Santos, representantes da empresa Noiter, Ronaldo Costa e Juliano Rosa de Souza, além de Daniele Tonietti Miguel, coordenadora de Atenção Especial da Secretaria de Saúde, também estiveram presentes.