Projeto promove integração de abelhas sem ferrão com agroflorestas

Abelhas sem ferrão com agroflorestas

Por Rafael Tadeu Bertanha
Projeto promove integração de abelhas sem ferrão com agroflorestas

No dia 19 de abril, os agricultores Nazaré e Edival, do Sitio Oliveira, assentamento Vergel em Mogi Mirim, receberam a equipe do projeto “Integração de criação de abelhas-sem-ferrão e multifuncionalidade de Sistemas Agroflorestais (IntegraASF-SAF)”.

Na ocasião, o projeto foi apresentado à comunidade e foi instalado um meliponário, com 07 colônias de espécies diferentes de abelhas. O objetivo da ação é desenvolver com os agricultores o manejo agroflorestal integrado à meliponicultura , proporcionando às famílias produtos para o consumo e comercialização, melhorias na polinização dos cultivos e suplementação da renda.

Nazaré e Edival trabalham com horticultura e fruticultura com manejo agroecológico e ainda mantém um pequeno sistema agroflorestal em seu sítio.

O dia de campo foi organizado pelos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, Francisco Corrales, Ricardo Camargo, Myrian Ramos, Artur Rosa, Katia Braga, Helena Lutgens, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da técnica agrícola da Fundação Itesp, Elaine Fernandes. O projeto tem duração de 3 anos e tem parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA), Prefeitura de Mogi Mirim, Amater, Amesampa, Coopervel, Associação 12 de outubro e Fundação Itesp.