Deputada Andrea Werner visita Itapira

Deputada Andrea Werner visita Secretaria de Educação para conhecer o trabalho na Educação Especial

Por Redação
Deputada Andrea Werner visita Itapira

No último dia 19 de fevereiro, o prefeito Toninho Bellini e a secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini receberam a Deputada Estadual Andréa Werner. Ela esteve na cidade com intuito de visitar a secretaria e conhecer de perto o trabalho desenvolvido no município na área de Educação Especial, especialmente o programa de inclusão para alunos neurodivergentes matriculados na Educação Infantil com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros transtornos de desenvolvimento.

Dentre os assuntos abordados, foram discutidos os desafios diários de fazer um programa efetivo de inclusão, formação profissional e toda a rede de apoio criada no município para dar suporte aos assistidos e seus familiares. Além de conhecer os projetos desenvolvidos, a deputada também visitou a Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar com tecnologia IOT e Inteligência Artificial que foi inaugurada em novembro. A Coordenadora da Educação Especial Valdinéia da Penha Mendonça e Anahid Fernandes, co-fundadora e Neuropsicopedagoga da Neurobrinq – empresa licitada que instalou a Sala Multidisciplinar – também acompanharam.

“Pra nós é motivo de muito orgulho poder apresentar à Deputada Andréa Werner todos os nossos projetos e ações nessa área de Educação Especial. Essa pauta é uma das prioridades do nosso governo e temos investido em recursos humanos e materiais que nos permitam atender melhor essa parcela de alunos”, disse o prefeito Toninho Bellini. Ele ressaltou também o fato de Itapira ser a única cidade da região a contar com a Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar. “Isso é algo inédito na região e esse equipamento já está sendo tomado como referência para outros municípios. Como falamos com a Deputada, essa é uma grande conquista, mas não a única porque continuaremos investindo nesse setor”, completou.

Em 2022 houve a ampliação do número de professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que passaram de dois para seis. Também houve a criação de mais salas de recursos que atendem o Ensino Fundamental e alguns casos de Pré- Escola: eram duas e agora são quatro salas que atenderão alunos de creches, pré escolas e ensino fundamental. E no mês passado, o prefeito e a secretária anunciaram a criação de funções gratificadas de Coordenação Pedagógica da Educação Especial para os três segmentos: Creche, Educação Infantil II e Ensino Fundamental.